Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Educação

17/11/2012 - 16:18 - Fonte: IFNMG

IFNMG abre processo seletivo e vestibular para cursos técnicos e superiores

As inscrições serão feitas exclusivamente no portal eletrônico, de 19 de novembro a 9 de dezembro.

Foto: divulgação IFNMG abre processo seletivo e vestibular para cursos técnicos e superiores
As provas do Processo Seletivo acontecerão no dia 15 de dezembro, sábado, e as do Vestibular, no dia 16 de dezembro, domingo.
O IFNMG publicou os editais do 1º Processo Seletivo e 1º Vestibular 2013.
 
As inscrições serão feitas exclusivamente no  portal eletrônico, de 19 de novembro a 9 de dezembro.
 
 
Acesse os editais do Processo Seletivo e o edital do Vestibular.
 
Serão disponibilizados computadores e acesso à internet, nos campi do Instituto, para os candidatos realizarem suas inscrições, durante os dias e horários previstos nos editais.
 
Para inscrição no Processo Seletivo, que seleciona alunos para os cursos técnicos presenciais, os candidatos deverão pagar taxa de R$ 10,00; os candidatos ao Vestibular, que seleciona alunos para cursos superiores, pagarão taxa de R$ 25,00.
 
Pessoas oriundas de famílias de baixa renda poderão solicitar a isenção dessas taxas entre os dias 19 e 25 de novembro, conforme condições estabelecidas no edital.
 
As provas do Processo Seletivo acontecerão no dia 15 de dezembro, sábado, e as do Vestibular, no dia 16 de dezembro, domingo.
 
Cotas
 
Em ambos os processos de seleção, já estará valendo o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. Os editais foram adequados para atender as exigências da Lei 12.711 de 29 de agosto de 2012 (Lei de Cotas), do Decreto nº 7.824 e da Portaria Normativa nº 18 do MEC de 11 de outubro de 2012.
 
O IFNMG reservará 50% (cinquenta por cento) das vagas ofertadas para estudantes oriundos da Rede Pública de Ensino, por meio do Quadro de Vagas (ANEXO I), respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao estado de Minas Gerais. Os outros 50% serão disponibilizados à ampla concorrência.
 
Vagas
 
O Processo Seletivo é realizado para seleção de estudantes para os cursos técnicos do Instituto, nas modalidades integrado ao ensino médio, concomitante (para quem está na 2ª ou 3ª série do ensino médio) e subsequente (para quem já concluiu o ensino médio).
 
Nessa seleção, serão ofertadas vagas para os cursos técnicos de todos os sete campi – Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas. São eles os cursos técnicos em Agroindústria, Agropecuária, Administração, Comércio, Edificações, Enfermagem, Eletrotécnica, Florestas, Informática, Meio Ambiente, Química, Segurança do Trabalho e Zootecnia.
 
Já o Vestibular selecionará estudantes para preencher metade das vagas disponíveis para cursos superiores de Administração e Tecnologia em Gestão Ambiental, do Campus Araçuaí; Tecnologia em Produção de Grão, do Campus Arinos; Ciência da Computação e Engenharia Química, do Campus Montes Claros; Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Licenciaturas em Biologia, Física, Matemática e Química, do Campus Salinas.
 
Sisu
 
A outra metade das vagas ofertadas para os cursos superiores citados acima e todas as vagas disponíveis para os cursos superiores do Campus Januária, para o primeiro semestre de 2013, serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC).
 
Só poderá aderir à próxima edição do Sisu quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Isso porque a seleção feita pelo Sisu baseia-se nas notas que os candidatos obtêm no Enem. O calendário do Sisu será definido e divulgado, oportunamente, pelo MEC.