22/03/2022 às 18h34min - Atualizada em 22/03/2022 às 18h34min

Trecho da antiga estrada de ferro Bahia-Minas, inspira rota turística.

Estrada que passava por Araçuai, ligava Minas ao mar, no porto de Ponta de Areia.


 
Vem ganhando corpo o projeto Primeira Rota de Cicloturismo de Minas Gerais, iniciativa do Sebrae Minas, Circuito Turístico das Pedras Preciosas e prefeituras dos municípios mineiros de Novo Cruzeiro e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, além de Ladainha, Poté, Teófilo Otoni e Carlos Chagas, no Vale do Mucuri. Entusiasmo é o que não falta.

O local para implantação da rota não poderia ser mais convidativo: um trecho da antiga Ferrovia Bahia-Minas, que ligava os Vales do Jequitinhonha e Mucuri, a Ponta de Areia, no litoral sul da Bahia. Com a extinção da ferrovia, em 1966, restou ao território o saudosismo dos tempos áureos. Além desse sentimento, foram deixados aproximadamente 277 quilômetros, no lado mineiro, com estações desativadas, pontes e túneis inseridos em belíssimos cenários. O trecho se tornou, agora, excelente oportunidade para passeios de bicicleta.


 
Neste  último sábado, (19/03),  foi realizado um passeio ciclístico teste,  com a participação de um grupo de 7 ciclistas, que partindo de Araçuai   percorreu  um trecho de estrada de terra, com cerca de 40 km,até o distrito de Engenheiro Schnoor. O grupo pode apreciar a paisagem e degustar a gastronomia rural, como biscoitos de goma, bolos, frango caipira, doces caseiros, entre outros.

 

A proposta, de acordo com o SEBRAE, é construir um roteiro, passando por Araçuai, Ladainha, Poté,Novo Cruzeiro,  Teófilo Otoni, até Carlos Chagas,com o objetivo de  aumentar o faturamento das pequenas empresas e famílias instaladas ao longo desse trecho e atrair novos negócios.
 


Há rochas gigantescas dando as boas-vindas aos turistas, resquícios de mata atlântica, cachoeiras e, muitas vezes, um friozinho surpreendente, como ocorre em Novo Cruzeiro, onde existe uma estação restaurada.

 
Teófilo Otoni apresenta aos turistas os túneis que ficaram da antiga ferrovia, a réplica da maria-fumaça e o Mercado Municipal, ambos no Centro, além do Casarão da Cultura, perto do terminal rodoviário. Em Carlos Chagas, pausa para saborear a carne de sol nas churrascarias localizadas no Centro e o povoado de Francisco Sá, que guarda uma estação ferroviária restaurada. Em Ladainha, nos caminhos rodeados pela mata atlântica preservada, há muitas cachoeiras e paisagens deslumbrantes, como o pôr do sol visto da Pedra do Jardim, enquanto Poté se orgulha do Usina Park, área de lazer com vários atrativos e apresentações, do patrimônio ferroviário tombado nos distritos de Sucanga e Valão.



 
A estrada de ferro, começou a ser construída em 1881 e desativada em 1966.Seus 578 quilômetros ligaram o Vale do Jequitinhonha ao Atlântico, de Araçuaí a Ponta de Areia, onde os trilhos desembocavam num porto que recebia navios da costa do Sudeste. O sertão se tornou parceiro comercial de grandes centros através da “Baiminas”.

Com a desativação da ferrovia,estações foram abandonadas, e os dormentes arrancados deram espaço a estradas vicinais, fazendo parte da história descarrilar. A maria-fumaça deu seu último apito em 1966, mas de lá pra cá a via férrea foi cantada em prosa e verso, rendeu livros e ficou na memória.



A trajetória da Ferrovia Bahia-Minas começou no período imperial, quase oito anos antes de dom Pedro II (1825-1891) deixar o trono, e o Brasil. Naquele tempo, Bahia ainda se escrevia sem “h”, Araçuaí tinha dois “s” e a esperança viajava pelos trilhos para garantir a integração regional.

Na época, sete anos antes da Proclamação da República, começaram a circular os trens em direção a um porto no Oceano Atlântico. A estrada de ferro Bahia-Minas estava a todo vapor para transportar madeira e café, fomentar o comércio, tornar rápidas as viagens e acelerar o desenvolvimento. Mas a história durou pouco mais de oito décadas, deixou saudades na população, e hoje um fantasma na paisagem dos vales do Jequitinhonha e Mucuri.
 



Sérgio Vasconcelos(Gazeta de Araçuai) e Gustavo Werneck (Estado de Minas)

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp