02/06/2022 às 11h27min - Atualizada em 02/06/2022 às 11h27min

​MC Eduardo DW e Coral Nossa Senhora do Rosário se encontram para apresentação em Araçuaí, no sábado, 4 de junho


 
Projeto Circuito o RAP é o Encontro, do MC Eduardo DW, promove intercâmbio com a cultura popular em Araçuaí. No show, no dia 4 de junho, o MC convida o Coral Nossa Senhora do Rosário para uma apresentação marcada pela troca artística e cultural. O evento é presencial e gratuito.
 
 
A apresentação, que faz parte do projeto Circuito o RAP é o Encontro, leva para Araçuaí o encontro do MC Eduardo DW com o Coral Nossa Senhora do Rosário. Nessa primeira edição, o RAP e a cultura popular se encontram para ampliar diálogos, ideias e afetos. Serão duas apresentações, do MC e do Coral, que juntos performam também a canção composta nas oficinas realizadas anteriormente entre os artistas. O show acontece às 20h, no Centro Cultural Luz da Lua (rua Dom Serafim, 426, no Centro de Araçuaí). A retirada de ingressos poderá ser feita no local do show com 1 hora de antecedência da apresentação.

 
O Circuito o RAP é o Encontro pensa o RAP como um ponto de convergência cultural, artística e filosófica e também entre as pessoas e cidades distintas - o fio condutor é o rap que se estabelece como ponto de troca artística e cultural. Além do show, o projeto também realiza uma oficina de aprendizados e técnicas de criação e execução artísticas na intenção de potencializar e capacitar a cadeia produtiva dos coletivos envolvidas no projeto. O resultado é a música “O RAP é o Encontro”, que será performada pelo MC e o coral.
 
De acordo com Eduardo DW, proponente do Circuito, o Coral Nossa Senhora do Rosário foi escolhido por representar historicamente a cultura negra e sua diáspora brasileira, algo que o Rap traz na essência de sua cultura. "O Coral Nossa Senhora do Rosário também é um coletivo que representa as práticas culturais e artísticas do Brasil profundo e que é importante trazer à tona para sua celebração e reconhecimento”, ressalta.

 
Sobre o projeto
 
O projeto tem como objetivos criar um circuito que potencialize a pesquisa, a criação e a exposição artística, trabalhando com coletivos distintos, em três cidades brasileiras, capitais e interior, a fim de ampliar a circulação da música e poesia mineira e brasileira, bem como da cadeia produtiva de arte e cultura, além de criar três músicas como resultado dos encontro entre os coletivos, desenvolver oficinas e valorizar a diversidade cultural e produção das comunidades visitadas pelo Circuito.
 
Além deste, serão realizados outros dois shows. Em São Paulo, com os Poetas Ambulantes e em BH, um encontro final dos três coletivos em uma grande apresentação e celebração. Em cada um desses encontros e oficinas, será produzida uma música em conjunto, que será também apresentada durante os shows.
 
“Nossa ideia é a de conectar coletivos artísticos de cidades como BH e SP com coletivos do interior do Brasil, e para essa proposta a cidade escolhida é a charmosa Araçuaí, em Minas Gerais, cidade que fica localizada no Vale do Jequitinhonha, semiárido mineiro, região conhecida como polo de cultura popular, arte e música, um "celeiro" de cantadores e poetas, conhecida também por seu artesanato e gastronomia peculiar”, explica Eduardo DW. 
 
O projeto Circuito o RAP é Encontro é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e tem patrocínio da MGS.


 
Sobre o MC
 
Eduardo DW é agitador cultural em Belo Horizonte, poeta do Coletivoz Sarau de Periferia, Slam Clube da Luta e MC da banda de Rap Projeto ManObra e do grupo A Corte. Atualmente apresenta, com sua banda, o show Asa de Besouro. No trabalho com audiovisual e poesia o artista trabalha em dois projetos: na recitação direta de poesias nas vídeo poesias da série Palavra Pelada e também na Websérie - Cidade Analógica - um programa de vídeo poesias e entrevistas para o Youtube e redes sociais, do qual Eduardo DW é  apresentador. A previsão é que o projeto vá ao ar no  com previsão para ir ao ar no segundo semestre de 2022.
 
Sobre o Coral
 
Fundado em 20 de Janeiro de 1985,  o Coral Nossa Senhora do Rosário realiza seus encontros na Catedral São José –Araçuaí. O Coral  é formado por pessoas que encontraram na música um meio para externar seus sentimentos e expressar as lutas diárias. São lavadeiras, artesãs, donas de casa, professores, funcionários públicos e trabalhadores do comércio local. O principal objetivo é devolver ao povo o resultado das riquezas culturais e religiosas que são colhidas, lapidadas e transmitidas através de belíssimas melodias, danças típicas, versos e poemas;  que promovem os movimentos culturais. O Coral Nossa Senhora do Rosário divulga as canções que recolhe da memória de mulheres e homens, de avós a netos, pessoas da nossa região,  que moldaram o artesanato, a escultura, a arquitetura, a linguagem oral, a música, a dança.  Em 1998, gravou o seu primeiro CD – Queremos Navegar, que, além de imortalizar uma parte dessa imensa cultura musical que aqui existe, realizou um anseio de cada integrante do grupo, que o guarda como uma preciosidade  típica de uma determinada época e que hoje é destaque no Vale do Jequitinhonha.

Serviço:
Coral Nossa Senhora do Rosário (Araçuaí) e Eduardo DW (RAP - Belo Horizonte)
Data: 04/06/2022
Horário: 20h
Local: Centro Cultural Luz da Lua
Endereço: R. Dom Serafim, nº 426, Centro, Araçuaí - MG
Ingressos: gratuito com retirada no local 1 hora antes da apresentação

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp