Em visita a Montes Claros/MG na última sexta-feira (24), o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, acompanhado do Diretor-Geral do DNIT, general Santos Filho, assinou contrato para execução de obras em trechos da BR-135/MG localizados entre Manga e Itacarambi. Também foi anunciada a retomada da obra de pavimentação da BR-367, no trecho situado entre Almenara e Salto da Divisa, no Vale do Jequitinhonha.
O trecho que atravessa a região mais pobre de Minas Gerais tem 60 quilômetros de terra batida e buracos. A rodovia é considerada um obstáculo para o desenvolvimento da região e pesadelo de milhares de motoristas
As obras na BR-135/MG abrangem cerca de 58 quilômetros e vão tornar toda a extensão da rodovia no estado pavimentada e em boas condições de tráfego, reduzindo os custos do transporte e viabilizando o escoamento da produção e o desenvolvimento econômico da área de influência do trecho.
Já os serviços a serem retomados na BR-367 incluem a execução de sete pontes, bem como a implantação e pavimentação do segmento de 61,6 quilômetros. O investimento para conclusão do empreendimento é estimado em cerca de R$ 160 milhões, segundo informações do DNIT.
A conclusão das obras contribuirá para um maior desenvolvimento da agricultura familiar, através da expansão da fruticultura e da lavoura e escoamento da produção, além de promover o desenvolvimento de toda a região diretamente afetada pela rodovia, que liga a região ao sul da Bahia.
Em dezembro do ano passado, Bolsonaro esteve em Jacinto, município de 13 mil habitantes que fica próximo da divisa com a Bahia, ao lado de duas dezenas de políticos mineiros, para anunciar que o asfalto aguardado há mais de 50 anos, finalmente seria uma realidade .
A promessa do governo era investir R$ 157 milhões para pavimentar o trecho que vai até Salto da Divisa e tem grande movimento de carros e caminhões (principalmente os que carregam eucalipto e abastecem as fábricas de celulose na região). A previsão do governo era que a obra durasse dois anos e fosse finalizada ainda em 2022.
Quatro meses após o presidente Jair Bolsonaro ter lançado a pedra fundamental para a pavimentação do trecho, ele mesmo vetou os investimentos previstos no Orçamento de 2021 para a rodovia. As obras de asfaltamento estavam sendo executadas por uma empreiteira, vencedora de licitação realizada pelo Governo Federal. Mas, a empresa acabou sendo desabilitada por incapacidade técnica e os serviços foram transferidos para o Exército.
A BR-367/MG passa por cidades como Salto da Divisa, Jacinto, Almenara, Jequitinhonha, Araçuaí, Virgem da Lapa, Berilo, Chapada do Norte, Minas Novas, Turmalina, Couto de Magalhães, Diamantina e Gouveia.
Atrasos
A pavimentação da BR–367 foi prometida pela primeira vez pelo então presidente Luiz Inácio Lula (PT), em 2010. A obra chegou a ser incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e os projetos executivos começaram a ser executados.
No entanto, bloqueios de verbas no Orçamento e problemas com a liberação de licenças ambientais foram adiando a chegada do asfalto por mais de uma década. Até hoje, os motoristas que passam pelo trecho enfrentam uma rodovia em péssimas condições, de terra batida e esburacada. Em período chuvoso, o trecho fica praticamente inviável.