Vereadores e representantes da Administração Municipal de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha (MG) estiveram no final da tarde desta quinta-feira (07/07) na região próxima à ponte sobre o Rio Araçuaí, no bairro Usina, para apuração de uma denúncia dos moradores, de que a Copasa estaria despejando esgoto sem tratamento no rio.
A elevatória construída pela Copasa , fica bem ao lado de uma das margens do rio. O maquinário tem a função de receber o esgoto de vários bairros da cidade e encaminhar para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), evitando assim que os dejetos sejam despejados no Rio Araçuaí.
Mas a elevatória não está funcionando como deveria. Parte do esgoto que chega até ela, está sendo jogada diretamente no rio. A poluição é grande.
É possível perceber a diferença na cor da água. Além disso, o mau cheio toma conta do lugar.
Até o final da tarde desta quinta-feira (07), o problema persistia. Segundo o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Marcos Vinicius Luiz dos Santos, o problema é mais grave por causa da concentração de despejo de esgotos em dois pontos do rio. Ele disse ainda que não é a primeira vez que a Copasa é notificada pela prefeitura, pelo mesmo problema.
O caso será encaminhado ao setor jurídico municipal para notificar a empresa e ainda à Polícia Ambiental e ao Ministério Público para as devidas providências.
Em nota, a Copasa informou que na noite de quarta-feira (06), houve um furto de cabos de energia e do quadro de comando dos conjuntos das motobombas, e que a empresa já acionou uma equipe de eletromecânica para verificar os danos. Somente após um relatório desta equipe é que a empresa poderá dizer quando o problema será solucionado.