O Desfile Cívico em comemoração aos 151 anos de emancipação de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha (MG), realizado na tarde desta quarta-feira, 21 de setembro, teve como tema: Araçuaí do Futuro. Uma multidão saiu às ruas para celebrar a data.
As escolas da rede pública municipal e estadual, mostraram em diversos subtemas, a Araçuaí que queremos e sonhamos para o futuro . Por conta da pandemia, o tradicional desfile não acontecia há 2 anos.
Ao contrário dos anos anteriores, o desfile deste ano começou por volta das 17 horas e durou cerca de duas horas e meia, levando beleza e emoção ao público.
A comunidade escolar foi convidada a investigar as principais características do município, destacando suas belezas naturais, as tradições culturais da população e suas atividades econômicas e, assim, reconstruir a história de Araçuaí, identificando os fatos, os tempos que ocorreram e os sujeitos envolvidos; comparando, relacionando e investigando o que mudou e o que permanece até hoje.
Os canoeiros, as lavadeiras, os personagens que se destacaram na formação política e cultural do município, o crescimento urbano e rural e a aposta na exploração do lítio, como uma das molas propulsoras para o desenvolvimento econômico de Araçuaí ganharam destaques no desfile.
A concentração dos blocos ocorreu na Praça do Fórum,seguindo pela rua Dom Serafim. Os pelotões passaram em frente ao palanque oficial, que foi montado em frente ao histórico prédio da prefeitura, seguindo para a praça Manoel Fulgêncio, onde o desfile foi finalizado.
Finalizando a solenidade, o prefeito Tadeu Barbosa agradeceu a todos os servidores, estudantes e empresas que contribuiram com o sucesso da festa. Ele aproveitou a ocasião para lembrar os avanços da atual administração em todos os setores.