10/04/2024 às 18h45min - Atualizada em 10/04/2024 às 18h45min

Bilionário Elon Musk, tentou comprar a Sigma Lithium no Vale do Jequitinhonha

O bilionário norte-americano da tecnologia e engenharia aeroespacial, Elon Musk, que também é dono do Twitter/X, está interessado em outros negócios no Brasil e na América Latina e um metal precioso está no centro de sua atenção.

No ano passado o Bloomberg noticiou que ele estaria interessado em fazer uma oferta pela mineradora Sigma Lithium Corporation, líder no segmento de lítio. A CEO da Sigma, Ana Cabral, classificou a informação como "fake news".

O metal é usado na fabricação de baterias de carros elétricos e essencial para a produção de componentes eletrônicos e fabricação de energias limpas, como eólica e solar.

A empresa está vendo suas ações decolarem desde que foi descoberto que as minas de lítio no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, são muito maiores do que se pensava. A possibilidade de Musk fazer uma oferta pela empresa ganhou destaque no ano passado em uma matéria do jornal Estado de Minas e de veículos de imprensa internacional.

“As empresas e o projeto atraíram o interesse de potenciais parceiros estratégicos, incluindo líderes globais da indústria nos setores de energia, automobilístico, baterias e refino de lítio”, disse a empresa sobre o interesse no projeto Grota do Cirilo, no Vale do Jequitinhonha.

O Brasil tem a oitava maior reserva de lítio do mundo e quase tudo está em Minas Gerais, em especial no Vale do Jequitinhonha.

Interesses de Musk são questionados

Em 2020, quando a presidente do Congresso deu um golpe no presidente da Bolívia, Evo Morales, tendo como um dos interesses ocultos, apontados pela imprensa, a facilitação da venda de lítio mais barata para os Estados Unidos, Musk comentou.

Disse que não teria problema em apoiar um golpe em quem fosse necessário: “Vamos dar um golpe em quem quisermos! Lide com isso”.

Há uma avaliação de que Musk teme que países da América Latina fechem acordos melhores para fornecerem lítio para a BYD, da China.


Ao lado do vice-presidente da República Geraldo Alkimin, dos governadores de Minas, Romeu Zema e do Espírito Santo, Renato Casagrande, a CEO da Sigma, Ana Cabral acompanhou o embarque do I lote de lítio para a China)


A Sigma Lithium, que opera desde abril do ano passado, na exploração de lítio nos municípios de Araçuai e Itinga (MG), anunciou,  em 27 de julho de 2023, o primeiro embarque  rumo à China, do mineral produzido pela companhia na região apelidada como Vale do Lítio.

O embarque, realizado no Porto de Vitoria (ES), consistiu em 15 mil toneladas de lítio e 15 mil toneladas de subprodutos processados na planta da companhia. O material tem como destino os fabricantes de baterias para veículos elétricos.

 


Quem é Elon Musk.
 

Elon Musk  é um empreendedor norte-americano de origem sul-africana. É cofundador e CEO (presidente) da companhia Tesla Motors, pioneira na fabricação de carros elétricos. É o fundador e CEO da SpaceX, a primeira empresa a vender um voo comercial para a Lua e também do X (antigo Twiter). 

Elon Musk nasceu em Pretória, África do Sul, no dia 28 de junho de 1971
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp