20/05/2024 às 11h49min - Atualizada em 20/05/2024 às 11h49min

Tesoureira do PT diz em Araçuaí, que governo vai iniciar obras em trecho da BR-367, entre Araçuaí e Itinga

Doutora Rita e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann

A Secretária Nacional de Planejamento e Finanças do PT , Gleide Andrade, afirmou neste domingo (19/05) em Araçuaí , no Vale do Jequitinhonha (MG) que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), deverá iniciar ainda esta semana, as obras de recuperação de um trecho de cerca de 45 km da Br-367, entre os municípios de Araçuaí e Itinga.

O trecho citado por ela está em péssimas condições de tráfego. Buracos, crateras, alagamentos e a falta de pavimentação danificam veículos, impedem o deslocamento de moradores, afugentam investimentos e, o que é pior, causam acidentes e mortes.

O anúncio foi feito durante o lançamento da pré-candidatura da médica Rita Capdeville, à prefeitura de Araçuaí, pelo PT. Ela terá como vice, o eletricitário aposentado, Geraldo Silva, também do PT, que estará coligado com o PC do B (Partido Comunista do Brasil).




O evento ocorreu com a presença de deputados, militância do partido de diversas cidades da região e da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que  encerrou uma série de lançamentos de pré-candidaturas do partido a prefeituras do estado. Foram feitos anúncios também no Triângulo Mineiro, Região Leste e no Vale do Aço entre sexta-feira (17/05) e sábado (18/05).



Novela da 367 prossegue.

Em resposta às demandas de prefeitos, vereadores e deputados por intervenções urgentes na  BR-367, o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Antonio Gabriel Santos, informou que há orçamento garantido pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, para melhorias em rodovias de Minas e que a BR-367 deve ser a que proporcionalmente receberá mais recursos.
Ele afirmou que uma das metas é que sejam licitados, ainda no primeiro semestre deste ano, dois ou três novos contratos com serviços de manutenção mais robustos para segmentos da rodovia.

Antonio Gabriel admitiu, contudo, que mais de 60% do percurso da BR-367 precisaria na verdade ser reconstruído, o que exigiria projetos mais demorados. " A meta do Dnit é chegar até o final do ano sem que haja nenhum buraco na rodovia.Das rodovias que já conheci, é o pior segmento que o Dnit tem sob sua administração."- disse ele.



A BR-367 é uma rodovia federal, mas tem trechos transferidos para a administração estadual , que ganham o nome de MGC-367. O  DEER (Departamento Estadual de Estradas de Rodagem) informou que é responsável pela administração de 192 quilômetros da BR-367 (MGC-367), divididos em dois trechos principais, o primeiro deles de Diamantina ao entroncamento com a LMG-677, sentido Turmalina e Ijicatu (distrito de José Gonçalves de Minas), e o outro de Virgem da Lapa até o entroncamento da MGT-342, sentido Araçuaí e Coronel Murta.

 Os intervalos da rodovia entre Berilo e Virgem da Lapa e de Araçuaí até a divisa de Minas com a Bahia são segmentos federais”, informa o órgão. 

Sérgio Vasconcelos
Repórter

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