O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), visita nesta sexta-feira (10) duas cidades do Vale do Jequitinhonha castigadas pelas chuvas ao longo dos últimos dias. Na ocasião, ele fará vistoria dos locais atingidos.
Na agenda do executivo, Águas Formosas será a primeira cidade a ser visitada. Em seguida, o governador segue para Machacalis. Famílias ficaram desabrigadas após os temporais dos últimos dias, e o município tem pedido ajuda humanitária.
Em seu perfil no Twitter, Zema disse que uma força-tarefa "está orientando as prefeituras para agilizar a obtenção de recursos junto à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil".
Informou ainda que a Defesa Civil está coordenando ações emergenciais, enviando reforço e ajuda humanitária e que o DER-MG está empenhado na reconstrução de pontes. Em Fronteiras dos Vales, 14 pontes foram destruídas.
Desabrigados em Palmópolis
Em Palmópolis, 100 pessoas ficaram desabrigadas e outras 1.500 estão isoladas na zona rural. A Defesa Civil Estadual divulgou a informação no fim da noite desta quinta-feira (9) e já instalou um sistema de comando de operações na região para coordenar e auxiliar os municípios atingidos.
A cidade ficou alagada após transbordamento do rio Jucuruçu. Para auxiliar as famílias desabrigadas, uma vaquinha foi criada para compra de novos móveis, reformas e cextas básicas. A meta é arrecadar R$ 20.000, e até o momento foram arrecadados cerca de R$ 8.500. A vaquinha está disponível neste link para ajuda.