A Câmara Brasileira do Livro (CBL) revelou os semifinalistas das 29 categorias da primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, o mais tradicional prêmio literário do Brasil, criado em 1959, com o objetivo de premiar autores, editores, ilustradores, gráficos e livreiros que mais se destacassem a cada ano.
Em 2024 foi criada a categoria Ciência e Cultura e Prêmios Especiais para reconhecer obras de excelência das áreas científicas, técnicas e profissionais. Entre os 10 semifinalistas, está o livro " Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística, do engenheiro e professor Aurélio Lamare Murta, tendo como co-autora, Jussara Ribeiro. " Só de estar entre os 10 finalistas do maior prêmio literário do Brasil, já é uma grande vitória para nós"- disse o professor.
Nascido em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha (MG),ele reside atualmente no Rio de Janeiro, onde é professor da Universidade Federal Fluminense. No mês passado o professor Aurélio esteve em Araçuai, para participar de uma mesa redonda do Lithium Business.
Cada vencedor receberá uma gratificação de R$ 5 mil, além da estatueta da premiação. Ao todo, foram 1.953 obras inscritas para o novo prêmio.
O Prêmio Jabuti Acadêmico é um reconhecimento, uma forma de valorizar ainda mais, obras das áreas científicas, técnicas e profissionais. Cada etapa, cada novo anúncio de semifinalistas e finalistas, mostra a qualidade da produção acadêmica e científica brasileira”, comemora a presidente da CBL, Sevani Matos.
Os autores premiados em cada uma das categorias receberão uma estatueta e um prêmio de R$ 5 mil.