22/08/2024 às 11h35min - Atualizada em 22/08/2024 às 11h35min
BYD gravará comercial de teste da Shark em estrada de Coronel Murta
Veículos elétricos já estão na cidade
Fotos: Dindol da Líder A BYD, multinacional chinesa, fabricante de carros elétricos, está com uma equipe da empresa em Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha (MG)para gravar o comercial que será veiculado no Brasil,do teste da caminhonete Shark (tubarão em inglês)em uma estrada de terra da região. Nesta sexta-feira (23) os veículos serão apresentados aos moradores do lugar, com direito a test drive.
Ainda não se sabe se as gravações além de Coronel Murta, incluirão ainda Araçuai, na mesma região, onde estão localizadas duas empresas de exploração do lítio, matéria prima para fabricação das baterias. A BYD está mantendo as informações em sigilo.
Uma cegonha com as duas caminhonetes já estão estacionadas em um posto da cidade de Coronel Murta. Uma equipe de chineses, da BYD Brasil, vai acompanhar os testes. Um piloto de teste,um ator e equipe de reconheconhecimento da estrada e que participarão das gravações já estão na cidade. Outra parte da equipe esta hospedada em Salinas, por falta de vagas em hotéis em Araçuai. A produtora responsável pelas gravações é de São Paulo. Todos ficarão na região até sábado (24/08). Para transporte das equipes responsáveis pela gravação do comercial, estão sendo utilizados duas vans, quatro caminhões, um caminhão cegonha para transporte dos veículos, seis carros pequenos de passeio e três caminhonetes.
A picape Shark, recentemente apresentada no exterior, já foi flagrada em testes no Brasil, e deve desembarcar oficialmente no país , pois a própria marca já confirmou que a estreia nacional acontecerá entre agosto e setembro. A motorização híbrida será o principal diferencial. O que significa a sigla BYD?
BYD, iniciais da frase em inglês “Build Your Dreams” – ou seja, “Construa Os Seus Sonhos”, é o que fez o chinês Wang Chuanfu, ao fundá-la em 1995, porém ela só começou a fabricar veículos em 2003 com o segmento BYD Auto no sul da China e curiosamente, no mesmo ano da sua grande rival Tesla. No mercado chinês ela ainda tem muito o que alcançar, já que está entre as 10 marcas de carros fabricados no país, mas ainda longe do topo. BYD se pronuncia como no inglês, cada letra em separado.
A empresa nasceu produzindo baterias para celulares, tornando-se muito conhecida e só em seguida é que passou para a produção de carros e ônibus elétricos, além dos trens urbanos, também movidos à energia elétrica.
Foi em 2005 que ela fabricou seu primeiro modelo de automóvel, o F3. Muito parecido com o Toyota Corolla, porém muito mais barato. Já em 2008 o primeiro carro plug-in do mundo, o F3DM. Dois anos depois surge o E6, carro com bateria elétrica.
Sérgio Vasconcelos
Repórter