A campanha para prefeito em Araçuai, no Vale do Jequitinhonha (MG) entrou, nesta sexta-feira (30/8), em sua fase mais desafiadora. Os programas eleitorais gratuitos no rádio, especialmente as inserções curtas, serão importantes recursos para que candidatos e candidatas conquistem o eleitor.Mais do que ganhar o voto dele, os candidatos e candidatas, precisam colocar, sua excelência, o eleitor, na campanha, despertar o interesse dele para a eleição.
Pesquisas apontam um índice de indecisos considerável. Por conta disso, o esforço dos postulantes para levarem suas mensagens e serem ouvidos pelo eleitor, precisa ser redobrado. O desinteresse e a desconexão são tão estranhos que muitos eleitores estão mais bem-informados sobre o tal Pablo Marçal, candidato do PRTB a prefeito da capital paulista, e do embate de Elon Musk ( dono do X) com o ministro Alexandre de Moraes, bem como se Maduro vai cair de podre na Venezuela, do que com relação às eleições municipais.
Diante disso, é enorme o desafio dos candidatos e candidatas, nestas águas dantes navegadas por Luciana Teixeira, (fundadora da cidade) com seus canoeiros e suas mulheres. Os primeiros 10 dias de campanha no rádio serão fundamentais para ajudar a definir a eleição. É certo que as redes sociais (internet) ajudam e muito a impulsionar as candidaturas, principalmente entre os jovens. No entanto, existe uma faixa considerável de eleitores que escuta rádio ( donas de casa, agricultores, moradores de comunidades rurais, comerciários) e que possuí um poder de voto que não pode ser desconsiderado e talvez decisivo.
A partir da largada da campanha no rádio, serão 35 dias de campanha massiva nos 38 dias que restarão.O programa eleitoral gratuito, em Araçuai, está sendo transmitido pelas rádios Lider e Vale. A chefia do executivo está sendo disputada pelo atual prefeito Tadeu Barbosa, (PSD)a médica e ex-vice prefeita Rita Capdeville (PT) e o engenheiro Boy Kemps(PMB), que não obteve direito no horário eleitoral gratuito do rádio.
Acredito que aos poucos a população vai começar a acompanhar a eleição com mais entusiasmo, saber quem são os candidatos a vereador e vereadora ( que são os verdadeiros puxadores de voto) e iniciar efetivamente o processo emocional entre os postulantes e os eleitores com vistas à decisão derradeira em 06 de outubro.
Estamos a praticamente 5 semanas das eleições. Para aqueles que estão na frente das pesquisas, ( tanto candidato a prefeito quanto a vereador (a), um tempo longo que exigirá foco para se manterem na dianteira, com planejamento cirúrgico para não errar, com estratégias nas falas, entrevistas, humildade, angariar mais recursos financeiros para a reta final, fortalecer foco e coesão das equipes, sabendo das brigas que valem a pena entrar. Existe aquele velho ditado que “ ainda tem muita água para passar debaixo da ponte”. Quem viver, verá.