O desfile de 7 de setembro, em Lelivéldia, distrito de Berilo, no Vale do Jequitinhonha,(MG) foi também uma homenagem às personalidades que ajudaram na construção do lugar, como o padre Willy, professores Joaquim Cesário e Geraldo de Sousa Ferreira. O desfile foi realizado pelas Escolas Estaduais de Lelivéldia e Hermano José, com apoio da Polícia Militar, juntamente com professores, funcionários, alunos e direção das escolas.
"Ao realizar este evento de patriotismo, não se pode deixar de lembrar de figuras importantes na construção da História local, tendo como referências as pessoas do padre Wilhelmus Joannes Leliveld, (Padre Willy), professor: Geraldo de Souza Ferreira; professor Joaquim Cesário da Costa, entre outros que não estão mais em nosso meio, mas que dedicaram suas vidas em favor da educação e cultura e que nos deixaram um exemplo de vida"- afirmou o professor Geraldo Junior.
HISTÓRIA
A história de fundação de Lelivéldia, remonta aos anos 50 e está práticamente ligada à construção da BR-367, durante o governo JK ( 1951/1953) e ao padre Willy. O lugar foi sendo habitado por trabalhadores do DER que ajudaram na construção da rodovia, pequenos comerciantes, lavradores e também do padre holandês Wilhemus Joannes Leliveld (padreWilly), que durante a Segunda Guerra Mundial, ajudou judeus a fugirem da morte e da perseguição de Adolf Hitler. O padre adquiriu uma grande extensão de terras na Chapada de São Domingos, fundando então a localidade, antes conhecida como Lamarão e que por conta da sua influência passou a se chamar Lelivéldia. O lugarejo é cortado pela Br-367, localizado entre Berilo e Virgem da Lapa. Está a 7 km da Barragem de Irapé.
Sérgio Vasconcelos Repórter( fotos cedidas pelos organizadores do desfile)