Pelo menos 300 alunos do turno da manhã, participaram da manifestação
Alunos da Escola Estadual Dom José de Haas, em Araçuai, no Vale do Jequitinhonha (MG), participaram nesta terça-feira (10/09) de uma caminhada pelas ruas da cidade, para celebrar o Dia D Busca Ativa Escolar, uma ação do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). O evento não só reforça a importância da presença escolar, mas também representa um momento significativo na luta contra a infrequência e o abandono da escola pelos jovens e adolescentes.
Com o tema “Lugar de Estudante é na Escola", esta ação especial tem como objetivo mobilizar a comunidade escolar e a sociedade em geral para a causa da educação, destacando a importância de manter os estudantes engajados e presentes nas salas de aula.
Para isso, são realizadas ações de identificação dos estudantes faltosos, mobilização dos responsáveis legais, acionamento das redes de assistência, quando cabível, e acolhimento aos alunos que não se sentem pertencentes à comunidade escolar.
Essas estratégias são orientadas pelo Plano de Enfrentamento ao Abandono e à Evasão Escolar, que tem o objetivo de impulsionar as ações da Busca Ativa e trazer de volta os estudantes que estejam com mais de 25% de faltas no diário escolar.
As ações são organizadas para alcançar todos os estágios da infrequência escolar — seja o desinteresse pelos estudos, desmotivação em frequentar a escola, problemas de convivência com a comunidade escolar, problemas pessoais e familiares ou, até mesmo, casos de doença.
“Após o aluno ser identificado, a escola providencia o devido acolhimento, com acompanhamento sistemático, para que ele possa acompanhar seus colegas, se sentir acolhido e querido, e garantir que sua trajetória escolar seja de sucesso"- destacou Wilker Sousa, diretor da Dom José de Haas.
Desde 2019, as iniciativas de Busca Ativa têm desempenhado um papel importante no retorno dos estudantes. No primeiro ano do programa, cerca de 15 mil estudantes foram reintegrados ao sistema educacional. Em 2020, esse número cresceu significativamente, alcançando mais de 30 mil, impulsionado pela necessidade de suporte durante a pandemia.
Em 2022, a recuperação de estudantes chegou a aproximadamente 55 mil, e em 2023, mais de 65 mil alunos em situação de infrequência foram reintegrados às escolas da rede estadual, segundo dados da Secretaria Estadual de Educação.