Além das novidades tecnológicas e uma diversidade de temas que fizeram parte da programação da EXPOSIBRAM 2024 – Mineração do Brasil , que aconteceu em Belo Horizonte, no espaço Expominas, de 9 a 12 de setembro, os projetos sociais apoiados por mineradoras atrairam a atenção dos visitantes, destacando iniciativas que geram impacto positivo nas comunidades em que essas empresas atuam.
Um deles, foi o Dona de Mim , apoiado pela Sigma Lithium. "Vendemos tudo"- comemorou o grupo de mulheres das cidades de Itinga e Araçuai, no Vale do Jequitinhonha, que apresentou seus produtos no estande da Sigma, instalado na entrada do saguão que dava acesso à exposição. Segundo as empreendedoras, a parceria proporcionou capacitação e desenvolvimento de produtos com identidade cultural.
Logo na entrada, os visitantes puderam degustar biscoitos caseiros, queijo, geléia e mel, disponibilizados em um carrinho de madeira e servidos por três representantes do programa. Já no estande, próximo à entrada, foram expostos outros produtos artesanais, fabricados pelas mulheres.
O Programa de Microcrédito Fundo Dona de Mim, em Itinga e Araçuaí, é a maior iniciativa privada no Brasil voltada à geração de renda de mulheres que se tornam microempreendedoras a partir de suas vocações e sonhos.
O programa ofereceu a 2 mil empreendedoras um microcrédito de R$ 2.000 (dois mil reais), além de orientá-las financeiramente. Ele está em fase de expansão e a meta é alcançar 10 mil concessões de crédito na região impactando positivamente 50 mil pessoas da região, segundo informações da Sigma. A Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM) é a maior feira do setor minerário da América Latina. Segundo os organizadores, o público foi superior a 70 mil pessoas. Cerca de 500 estandes foram montados no local, todos preenchidos previamente, com a participação de expositores brasileiros e estrangeiros. No congresso, cinco palcos com painéis simultâneos, foram dedicados a 2 mil congressistas. Dentro da programação, foram realizados minicursos, voltados para profissionais da área.
Encontro com Luiza Trajano
Em visita à Casa Cor Belo Horizonte, aconteceu o encontro de Luiza Trajano com representantes das empreendedoras do Programa de Microcrédito do Fundo Dona de Mim, que foram à capital mineira para participarem da EXPOSIBRAM .
Na sexta-feira (13), elas visitaram o Ateliê da Vila de Claudia Felga e à Casa Cor para buscarem novas inspirações e referências para aprimorar seus processos criativos e a produção de seus trabalhos feitos à mão. Luiza Trajano é presidente do Grupo Mulheres do Brasil e uma das apoiadoras do Fundo Dona de Mim, criado por Sônia Hess, desde o lançamento do programa. Nove mulheres do Fundo de Mim representaram o programa na Exposibram.