17/09/2024 às 12h38min - Atualizada em 17/09/2024 às 12h38min
Galpão chega à Araçuaí com Till e sua saga de um herói torto
Uma das principais companhias de teatro do país, o Galpão, apresenta a peça “Till, a saga de um herói torto” nas cidades de Capelinha, Turmalina, Araçuaí, Jequitinhonha e Itamarandiba, com acesso gratuito
Uma das companhias mais importantes do cenário teatral brasileiro, o Grupo Galpão desembarca no Vale do Jequitinhonha para apresentar o espetáculo “Till, a saga de um herói torto”, uma das principais criações do Grupo.
A Turnê Jequitinhonha passa por Itamarandiba, Capelinha, Turmalina, Araçuaí e Jequitinhonha e é realizada por meio das leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cemig.
Em Araçuaí, o espetáculo, que conta com o apoio da prefeitura municipal e do Instituto SocioCultural Bruta Flor, será apresentado no dia 24 de setembro,(terça-feira)a partir das 20 horas,na praça da Matriz.
A atriz Inês Peixoto, que faz o protagonista, conta que Till, a saga de um herói-torto, se marca como um espetáculo bastante cativante e provocador. “A história deste menino, que chega ao mundo na Idade Média, desprovido de qualquer qualidade ou inteligência útil, e precisa aprontar muitas presepadas para conseguir sobreviver, rende muitas risadas e reflexões. Numa cena aparentemente cômica, com muita música e bufonaria, o espetáculo toca em temas importantes, como o abandono, a fome, o abuso do poder nas esferas governamentais e religiosas. Sinto um enorme prazer em contar esta história. Tenho grande afeição por este personagem, pois, por meio dele, falamos sobre a infância, as injustiças e as desigualdades sociais, tudo de maneira tragicômica e vigorosa. E a rua vira um grande encontro, uma festa! Estou muito emocionada de chegar ao Vale do Jequitinhonha com este espetáculo”, destaca.
O ESPETÁCULO
Till, a saga de um herói torto”
Direção: Júlio Maciel
Enredo
Um dia, na eternidade, o Demônio aposta com Deus que se tirasse do homem algumas qualidades, ele cairia em perdição. Aceitando o desafio, Deus resolve trazer ao mundo a alma de Till. Vivendo em uma Alemanha miserável, povoada de personagens grotescos e espertalhões, logo de início o protagonista é abandonado em meio ao frio e a fome e descobre que a única maneira de sobreviver naquele lugar é se tornar ainda mais esperto e enganador. Assim começa sua saga cheia de presepadas e velhacarias.
Essa é uma versão repaginada de uma das principais montagens de rua do Grupo Galpão, com texto de Luís Alberto de Abreu e direção de Júlio Maciel. Ressignificando os cenários e os figurinos, a nova leitura da peça busca maior agilidade e versatilidade, especialmente na relação direta com o público.
Gazeta de Araçuaí com fotos de Leon Ramirez e Ed Nunes