A Sigma Lithium, empresa brasileira com capital aberto na Nasdaq e na Bolsa de Toronto, acaba de enviar uma nova carga de 22 mil toneladas de seu lítio-quíntuplo zero à multinacional Mitsubishi Corporation RtM International Pte. Ltd (Mitsubishi), uma subsidiária 100% pertencente à Mitsubishi Corporation. Este foi o 12º embarque do mineral produzido pela Sigma desde julho do ano passado, o que confirma o ritmo consistente das operações da companhia sediada no Vale do Jequtinhonha, em Minas Gerais.
O lítio quíntuplo-zero é industrializado e processado pela Sigma Lithium no Brasil e não gera emissões de carbono, nem resíduos ou subprodutos químicos nocivos ao meio ambiente, além de ser rastreável e não utilizar água potável ou fontes de energia não renováveis. O mineral é considerado fundamental para a produção de baterias de veículos elétricos.
No final de agosto, a Sigma Lithium recebeu um financiamento no valor de R$ 486,7 milhões do Novo Fundo Clima, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para implementar a segunda unidade de beneficiamento de lítio quíntuplo-zero, também no Vale do Jequitinhonha.
Com a ampliação das operações, a empresa aumentará a produção de lítio quíntuplo-zero de 270 mil para 520 mil toneladas anuais.