O nível da barragem do Calhauzinho está com 2,5 % da sua capacidade de vertimento, com 15,78 metros cúbicos, o que representa 15.780 litros por segundo. A informação é da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA), responsável pela barragem, e divulgada na tarde desta terça-feira (28).
“ Está dentro da normalidade”, garantiu o engenheiro Júlio Gabriel, da Seapa.
A barragem ocupa uma área de 2,7 km2 e com volume de 32 km3. Foi construída para perenizar o Córrego Calhauzinho, controle de enchentes, projetos de piscicultura e irrigação.
A barragem fica próxima à Comunidade da Baixa Quente, a 20 km de Araçuai.
Pelas redes sociais, circularam nesta terça-feira (28) informações dando conta que a tulipa da barragem havia atingido seu nível máximo de drenagem, elevando o risco de enchente na parte baixa de Araçuai ( Centro velho.) "Está super tranquilo na barragem e na Comunidade da Baixa Quente", informou o fotógrafo Darlian Rodrigues que esteve no local no final da tarde desta terça-feira (28), para fazer registros.
"A situação hidrológica da barragem está sendo permanentemente monitorada, podendo haver alteração no valor da vazão mencionada pela SEAPA, em virtude das condições de clima e vazões. Mas por enquanto não há risco de enchente”- afirmou Igor Matos, presidente do Conselho Municipal de Defesa Civil de Araçuai.
Em 1979, após dias de chuva, o Córrego Calhauzinho represou o Rio Araçuai, provocando uma grande enchente. Naquela época não existia a Barragem do Calhauzinho, concluída em 1991.