23/04/2024 às 14h36min - Atualizada em 23/04/2024 às 14h36min

Filho do Vale do Jequitinhonha, advogado David Aguilar é agraciado pelo governo de Minas com a Medalha da Inconfidência.

O advogado David Sena Aguilar, foi condecorado  com a  medalha da Inconfidência, em cerimônia realizada no último dia 21 de abril, em Ouro Preto, região central de Minas Gerais. 

 Filho do Vale do Jequitinhonha, nascido em Araçuai e cidadão de Itamarandiba onde reside há décadas,  Dr. David Sena de Aguilar, além de  advogado, é empresário,  casado, pai de três filhos,  sendo reconhecido por sua brilhante carreira na advocacia pública, não só na região, mas em todo Estado de Minas Gerais.

O que significa a Medalha da Inconfidência

A honraria foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck e é entregue, tradicionalmente, todo 21 de abril, Dia de Tiradentes, em alusão a Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto, no século XVIII.

Tiradentes foi executado em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro, e a data resgata os valores históricos de Minas Gerais, como a luta por um processo mais democrático e de liberdade. 

Foram agraciadas 171 pessoas e entidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil, em quatro designações: Grande Medalha (40), Medalha de Honra (58), Medalha da Inconfidência (72) e Grande Colar (um), honraria concedida a chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes da União.

O Grande Colar foi  entregue este ano ao ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, que ocupou o cargo de 1995 a 2002. Por motivos de saúde o ex-presidente não compareceu.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, fez a entrega das medalhas no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).



Atualmente, Dr. David é presidente da empresa DSA Consultoria, com sede  em Itamarandiba, no alto Vale do Jequitinhonha (MG). A empresa, em sintonia com os municípios, colabora para o desenvolvimento, sobretudo das cidades, além de ser um elo importante entre a região, o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa e a Câmara de Deputados. 

 

 Também receberam a Comenda, a Senadora Teresa Cristina, ex- Ministra da Agricultura no Governo Jair Bolsonaro e o atual presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto.

Entre os empresários, destacamos Ronaldo Nazário de Lima, presidente da SAF Cruzeiro; Maria Dalva Mendonça, fundadora do famoso pão de queijo Forno de Minas; Luíza Trajano, presidente do grupo Magazzine Luíza; Luiza Barcelos, presidente da empesa de calçados Luiza Barcelos; Ana Cabral Gardner, presidente do grupo multinacional Sigman Litium, que atualmente explora lítio no vale do Jequitinhonha.

A homenagem pós morte foi conferida ao sargento da PM Roger Dias da Cunha, que  faleceu em janeiro deste ano, após ser baleado por um homem que deveria ter retornado ao sistema prisional após a saída temporária de fim de ano.

A cerimônia homenageou ainda a poeta Bárbara Heliodora, heroína da Inconfidência Mineira. Despojos, ou seja, uma porção de terra do túmulo de São Gonçalo do Sapucaí, na Região Sul de Minas Gerais, foram levados para o Museu da Inconfidência, para o Panteão dos Inconfidentes, espaço que celebra os heróis desse período emblemático da história.

Sérgio Vasconcelos,(Repórter) com informações da Agência Minas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp