Para tratar das medidas para atender os atingidos pelas últimas chuvas, o prefeito de Araçuai, Tadeu Barbosa(PSD), reuniu no final da tarde desta terça-feira, 28 de dezembro, representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, secretários municipais de Desenvolvimento Urbano,Saúde, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Agricultura, presidente da Câmara e assessor para Assuntos Institucionais.
Tadeu Barbosa apresentou o relatório das operações realizadas até agora para atender a população, e anunciou a formação de uma força-tarefa, composta por entidades representativas do município, para estar à frente do comando das ações operacionais para atender as vítimas das chuvas e fazer um imediato levantamento das necessidades. Uma espécie de quartel-general será instalado na sede da AMEJE-Associação dos Municípios do Médio Jequitinhonha, na rua Montes Claros.
O prefeito destacou também, a necessidade de implantação de pontos de coleta de doações, além de um canal de comunicação com a comunidade e levantamento da estrutura de operações, bem como número de máquinas e equipamentos disponíveis para atender as ocorrências.
Desde a véspera de Natal, as chuvas que têm caído em Araçuaí e cidades próximas estão causando preocupação e prejuízos.Os moradores da zona rural são os que mais sofrem as consequências das chuvas e das cheias nos rios Gravatá e Piauí.
Na manhã desta terça-feira (28/12) choveu muito na região e elevou a preocupação das comunidades rurais. Até o momento, são 41 famílias desabrigadas. Elas são do distrito de Engenheiro Schnoor e povoado do Alfredo Graça, e das comunidades do Barreiro, Gravatá. Na sede do município, até o momento foram registradas 2 familias desalojadas.
O prefeito Tadeu Barbosa, juntamente com o vice Kélvio Marcilio está percorrendo o município para ver de perto os prejuízos, tais como queda de barreiras, pontes e estradas danificadas.Muitas lavouras foram perdidas.