A Polícia Civil desencadeou nesta quinta-feira (07/04) em Araçuai, no Vale do Jequitinhonha (MG) a Operação Disneylandia, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso no setor de Trânsito da delegacia local. Foram cumpridos 6 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva, de um servidor administrativo da Delegacia.
O esquema que perdurava há pelo menos 25 anos, envolvia despachantes das cidades de Araçuai , Itinga e Virgem da Lapa.
O nome da operação faz alusão à farra de um odioso esquema de favorecimento de particulares, através do pagamento de propina, por intermédio de despachantes, para acelerar o procedimento de vistoria e transferência de veículos automotores.
Foram apreendidos computadores, lacres, celulares e placas de veículos. Na casa de um dos despachantes, em Araçuai, foram apreendidos uma arma calibre 12, dezenove cheques e R$ 12.400,00 em dinheiro.
A operação foi comandada pelo delegado Ciro Roldão de Carvalho e envolveu 6 viaturas, 20 policiais civis de Araçuai, Medina, Pedra azul e Almenara.
Os envolvidos foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Araçuai. As investigações das fraudes deverão continuar. Os escritórios alvos das investigações vão continuar funcionando normalmente.