A prefeitura de Araçuaí, através do Departamento Municipal de Cultura e Patrimônio, quer resgatar a tradição das serestas, na praça do Coreto ( Praça Getúlio Vargas), no centro histórico da cidade.
O primeiro passo já foi dado, com a apresentação do Coral Nossa Senhora da Conceição, na noite desta segunda-feira (22/08).
A iniciativa tem ainda a proposta de criar novos grupos de seresta na cidade, e promover a valorização da histórica praça do Coreto.
Quem quiser criar seu grupo de seresta ou participar de algum já existente, poderá entrar em contato com o Departamento de Cultura através do Whatsapp (33) 99175.0365. ( falar com Mauricio).
As apresentações acontecem todas as segundas-feiras, a partir das 19 horas.
"Muito boa iniciativa. É um processo de construção, demora mas acontece. A região ficou desamparada por décadas. A praça Getúlio Vargas já foi o point da cidade, e ali além do famoso Espigão, foi instalada a 1° banca de revistas, a 1° Cooperativa agropecuária, a 1° loja de discos, a 1° igreja e casa paroquial, a 1° joalheiria, a 1° Selaria. E o velho Coreto recebeu muitos governadores e era o palanque dos grandes oradores nas celebrações de 7 de setembro- reagiu o engenheiro e professor aposentado do CEFET-MG, Josias Gomes Ribeiro Filho, filho de Araçuaí.
Seresta é o ato de cantar canções sentimentais. Os primeiros seresteiros foram os tropeiros, que expressavam por meio do violão e dos versos a saudade do lar. A serenata,( ou seresta ), acontece ao ar livre e é um verdadeiro culto ao amor.
O Dia Nacional da Seresta é celebrado em 12 de setembro. A data é uma homenagem ao nascimento de Juscelino Kubitschek de Oliveira, que seria eleito o 21º presidente do Brasil.
Juscelino nasceu em 12 de setembro de 1902 em Diamantina, no Alto Vale do Jequitinhonha. Ele era fascinado por esse costume artístico.
Sergio Vasconcelos
Repórter