A Polícia prendeu 45 pessoas e apreendeu 524 pássaros, armas, drogas e munições, durante cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido pelo Juiz da Comarca de Araçuaí, em um sítio na zona rural de Itinga, no Vale do Jequitinhonha (MG) neste sábado (15/10). Os presos foram levados para Pedra Azul. A maioria foi liberada após assinar Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO)
O mandado tinha como objetivo a repressão contra o tráfico de drogas e porte ilegal de armas.
A operação foi desencadeada durante um evento de rinha de pássaros, com a participação de cerca de 50 pessoas em um sítio próximo à comunidade de Água Fria. No local foram encontradas 1 pistola Taurus .40 e outra de 9mm, uma espingarda polveira além de 27 pinos de cocaína, 2 pedras de crack, uma porção de cocaína, duas balanças de precisão, três carregadores de pistolas Taurus, 11 munições . 40 , três munições 9 mm, 12 gaiolas, 211 carregadores de pássaros e 524 pássaros. Ainda no local, foram apreendidos R$ 2.900 reais em dinheiro.
Os pássaros foram entregues ao IEF- Instituto Estadual de Florestas.
Participaram da operação, policiais de Araçuai, Itinga e Itaobim. O caso seguirá sob investigação da Polícia Civil. Ainda não foi divulgado o valor da multa.