04/10/2023 às 22h02min - Atualizada em 04/10/2023 às 22h02min

Sigma Lithium atinge recorde diário na produção de concentrado de lítio

A companhia é sediada em Vancouver, no Canadá, mas tem suas operações nos municípios de Araçuaí e Itinga,

Valor Econômico
Valor Econômico
A fabricante de lítio grau bateria Sigma Lithium, com operações no Vale do Jequitinhonha (MG), anunciou nesta segunda-feira (2) que a unidade industrial de produção (Greentech Plant) atingiu recorde diário de 890 toneladas de concentrado de espodumênio – material pré-químico de lítio usado na fabricação de baterias para carros elétricos.

Assim, informou a empresa, esse nível de produção equivale, em termos anualizados, a 320 mil toneladas de concentrado, contendo 5,5% de óxido de lítio. Na média, a planta foi concebida para uma produção anual de 270 mil toneladas de concentrado (equivalente a 36,7 mil toneladas de carbonato de lítio equivalente, o LCE).
 
Conforme o comunicado da Sigma, a empresa “está no caminho certo para atingir” volume fixado de 130 mil toneladas em 2023. “A empresa excedeu a taxa de utilização do projeto, de 85%, rodando em 88%. A produtividade da Greentech Plant evoluiu para 100% da capacidade projetada”, afirmou na nota.
Segundo a Sigma Lithium, a unidade industrial Greentech foi ampliada com sucesso para permitir que ela opere com 100% da capacidade nominal projetada de produção anual de 270 mil toneladas de lítio verde triplo zero.
 
A companhia é sediada em Vancouver, no Canadá, mas tem suas operações concentradas no Brasil — municípios de Araçuaí e Itinga, região do Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais. A empresa tem ações negociadas nas bolsas de Toronto (Canadá) e Nasdaq (Nova York-EUA).
 
“A produtividade evoluiu, conforme planejado, de 75% da capacidade de produção no final de julho de 2023 para 100% da capacidade projetada, em 30 de setembro de 2023”, destacou, no comunicado, a Sigma.
A empresa começou a produzir em abril e fez o primeiro embarque de lítio para a China no final de julho, de 15 mil toneladas. Na segunda quinzena de setembro, a empresa entregou, no porto de Vitória (ES), para a trading internacional Glencore, volume de 22,5 mil toneladas. A cliente chinesa da Sigma também está adquirindo rejeito ultrafino verde, que tem aplicações em outros tipos de baterias elétricas.
 
Conforme a Sigma, sua unidade industrial Greentech, que utiliza a tecnologia DMS (Separação por Meio Denso, em inglês), é a primeira planta de lítio do mundo a produzir concentrado de lítio de grau químico sem barragem de rejeitos, com 100% de reaproveitamento da água usada no processamento, 100% de rejeitos empilhados a seco e ausência de produtos
químicos perigosos no processamento do lítio.


 
O fundo A10 Fund FIA é o principal acionista da empresa, com 43,6% das ações. A maior cotista do fundo é Ana Cristina Cabral, que é CEO e co-presidente do conselho da empresa. São ainda acionistas relevantes FitPart Management Advisors, BlacRock Investments e Núcleo Capital, além de dezenas de fundos institucionais e de investimentos, Family Offices e pessoas físicas.
 
O valor de mercado da Sigma alcançou US$ 3,5 bilhões na sexta-feira (29).
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp