Nos dias 13 e 14 de março, as comunidades e prefeituras de Araçuaí e Itinga foram visitadas pelo grupo de trabalho da Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da Presidência da República.
A intenção do grupo é dar início às atividades de nova rodada de escuta do território pelo Governo Federal para embasar novas políticas públicas na região e maior acesso a equipamentos sociais de educação e saúde para o Vale do Jequitinhonha.
A atuação das empresas de prospecção e beneficiamento de lítio sem barragem de rejeitos e zero carbono vem pautando debates sobre a relevância do Brasil na transição energética mundial e trazendo novas atenções para o Vale.
A maior produtora do país opera na região.
A Sigma Lithium é companhia reconhecida mundialmente por sua sustentabilidade socioambiental e colocação do seu “lítio verde” no mercado global. Considerada uma das maiores empregadoras do médio Jequitinhonha, além dos mil empregos diretos e treze mil indiretos, a empresa é hoje uma referência no microempreendedorismo feminino com iniciativas como o Fundo Dona de Mim, com aproximadamente 1700 mulheres já beneficiadas e outras 8300 que serão alcançadas ainda nesta fase nos municípios de Araçuaí e Itinga. Dentre as ações contra a seca, foram doadas 3000 caixas d’água para as famílias bem como foram realizadas 1400 das 2000 estruturas de irrigação para agricultura familiar.
Segundo a empresa, em sua atuação de amplo diálogo com o Poder Público, suas lideranças já estiveram com oito dos Ministérios que compõem o grupo de trabalho do Governo Federal, apresentando sua operação de indústria verde do lítio, que hoje já é a maior do Brasil e a única zero carbono no mercado global. “O Presidente Lula veio ao Vale lançar o Fome Zero em 2003, agora a intenção dessa iniciativa incrível multi ministerial foi testemunhar o desenvolvimento social e ecônomico sustentável ocorrido e ouvir o território. Há muitos relatos de esperança e também demandas de prosperidade. O governo mostrou-se ágil em sua coordenação transversal para atender as expectativas do Vale do Jequitinhonha sobre o desenvolvimento”, disse Ligia Pinto, Vice-Presidente de Relações Governamentais.
Durante a visita do governo, apoiadores da atuação da Sigma Lithium, mulheres beneficiadas pelo programa Dona de Mim e 170 de seus colaboradores realizaram uma manifestação de apoio às atividades da empresa, levantando cartazes sobre todas as conquistas advindas dos investimentos realizados ao longo dos últimos anos.