10/04/2024 às 10h38min - Atualizada em 10/04/2024 às 10h38min
PRF apreende veículo da Câmara de Francisco Badaró
Veículo oficial da Câmara foi apreendido no Posto da Polícia Rodoviária Federal, em Sete Lagoas
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) aprendeu no último sábado (06/04), na BR-040, o veículo oficial da Câmara Municipal de Francisco Badaró, no Vale do Jequitinhonha (MG). O veículo, um Cronus 2021, estava sendo conduzido pelo vereador Gilson Ferreira de Sousa, que segundo a Câmara, iria cumprir compromissos em Belo Horizonte, na segunda-feira, 8 de abril. A Câmara não divulgou qual tipo de compromisso. "Ele não disse"- informou o presidente da Casa, vereador Edimilson.
A apreensão foi motivada por falta de documentação veicular. Além disso, o veículo acumula multas no valor de R$ 13 mil. "Elas foram geradas ora pelos vereadores que utilizam o veículo, ora pelo assessor da Câmara Marcelo Oliveira. Apenas o vereador Domingos (PT), nunca utilizou qualquer um dos veículos da casa"- afirmou o presidente. A Câmara possui além do Cronus, um veículo Argo 2022.
Procurado pela reportagem na segunda-feira (08/04), para esclarecer a situação, o presidente da Câmara, Edimilson Cardoso Viana, (PSD), enviou nota no final da tarde desta terça-feira(9) que publicamos nesta reportagem. De acordo com ele, as multas foram quitadas na terça-feira (9), com recursos do bolso dele e do assessor da casa, Marcelo Oliveira. "Os outros vereadores envolvidos, prometeram repassar os valores correspondentes às multas geradas por conta das infrações cometidas por eles"- disse Edimilson.
As infrações variam: Desde alta velocidade, multa por não identificação do condutor e estacionamento em local proibido. O vereador Edimilson disse ainda que estava seguindo nesta quarta-feira (10) para Sete Lagoas, juntamente com o vereador Gilsinho e o assessor Marcelo Oliveira, para liberar o veículo apreendido que se encontra em um pátio do Detran daquela cidade. Eles vão utilizar o outro veículo oficial do Legislativo.
Confira a nota de esclarecimento divulgada pela Câmara O Presidente da Câmara de Vereadores de Francisco Badaró-MG, vem por meio deste, após veiculação de vídeo nas redes sociais, com informações acerca da situação documental dos veículos pertencentes à frota da Câmara, esclarecer à população que:
-O veículo da Câmara Municipal de Francisco Badaró mencionado no vídeo se encontra com o documento quitado, no entanto, possui multas que são de responsabilidades de cada motorista ou vereador que fez o uso dos daqueles e os mesmos já haviam sido comunicados pelo Presidente da Câmara.
-O Presidente não concorda com o uso de recurso público para quitação de multas e jamais autorizou este tipo de despesa, até porque tal conduta é vedada pela legislação, indo de encontro, inclusive, com os Princípios Constitucionais, e configurando-se, ainda, como crime e ato de improbidade.
-Quanto à apreensão do veículo da Câmara, esta ocorrera quando o referido veículo estava sendo conduzido pelo Vereador "Gilsinho" que estava ciente de toda a situação documental. Ademais, consigna-se que tal viagem ocorreu no fim de semana do dia 06 de abril, e o Presidente da Câmara não tinha conhecimento de agenda oficial para a data do acontecido.
A nota é assinada pelo vereador Edimilson Cardoso Viana, presidente da Câmara.
Sérgio Vasconcelos
Repórter