Um ônibus escolar, que transportava alunos tombou na manhã desta quarta-feira (15), no Centro de Comercinho, no Vale de Jequitinhonha (MG).
O sargento Eduardo de Jesus informou que o motorista seguia na Rua Marcelino Benedito Duarte, quando perdeu o freio e tombou. Sete crianças, entre 5 e 10 anos, estavam no veículo, cinco delas tiveram ferimentos. O teste de etilômetro aplicado no condutor do veículo deu negativo.
“Quando chegamos no local, populares informaram que as vítimas já tinham sido socorridas para a unidade de saúde. Fizemos o isolamento do local pra evitar novos acidentes, acionamos a perícia e nos deslocamos para o hospital para saber o estado das crianças. O motorista contou que passou pela Escola Municipal Geralda Gomes Pinto, depois, acessou a Rua Marcelino. No momento em que ele descia uma ladeira, o veículo apresentou falha mecânica e para não bater em uma motocicleta que vinha no sentido contrário, ele tentou desviar à direita, colidindo com um veículo estacionado, e, logo a frente, se chocou com um muro de uma casa, acertando também a parede do imóvel”, relatou o militar.
Segundo o secretário de educação, Márcio Alves, as próprias equipes de saúde prestaram socorro às vítimas. Três crianças tiveram cortes na cabeça, sendo que cinco delas apresentavam traumatismo craniano leve e moderado. Ele informou, ainda, que o veículo é licenciado e está com situação regular.
"O veículo transporta alunos da zona rural, e ao embarcar crianças para retornarem às casas após o término do turno matutino, o veículo se acidentou. Logo que tomamos conhecimento, as equipes de saúde foram até o local prestar os primeiros socorros, levando-as até a unidade de saúde. No primeiro atendimento, foi verificado que três delas precisaram fazer suturas, por causa de pequenos cortes na região da cabeça. Outras duas, não sentiram nada ficaram apenas em observação. Dessas sete crianças, por protocolo da saúde, por cortes, ou por reclamarem de dores, foram encaminhadas ao Hospital. Todas elas estão estáveis, conscientes e andando normalmente, apenas com algumas dores., não sendo necessário fazer nenhum exame de imagem. Por procolos, elas permanecem em observação até amanhã, às 14h. E, posteriormente, será analisado se receberão alta hospitalar".
Duas crianças foram liberadas e outras cinco permanecem no Hospital Santa Rita, em Medina, para observação médica. O motorista, de 52 anos também teve ferimentos leves, também foi atendido na unidade de saúde do próprio município e depois liberado.
Também compareceu no local a Defesa Civil do município para avaliar a estrutura da casa atingida pelo ônibus. Segundo o laudo, não foram identificadas situações que implicassem a retirada dos moradores do imóvel.